Pólo Zero da Federação Académica do Porto já funciona junto aos Clérigos

inauguracao-foto-noticia
O Presidente da República e o presidente da Câmara do Porto inauguraram na passada sexta-feira o “Pólo Zero” da Federação Académica do Porto (FAP), localizado na Praça de Lisboa, junto à Torre dos Clérigos. Trata-se de um espaço de estudo, cultura e apoio ao empreendedorismo destinado aos estudantes universitários do Porto.
 
O espaço tem 520 metros quadrados e foi cedido pela Câmara do Porto, que também deu ao projeto um apoio financeiro, num processo conduzido pela vice-presidente da autarquia, Guilhermina Rego. O Pólo Zero é ainda apoiado pela Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e Universidade Católica.
 
Na cerimónia de inauguração, o Presidente da República lembrou que, com esta visita, visitou o Porto pela terceira vez numa semana, classificando a cidade como “muito acolhedora”. Marcelo Rebelo de Sousa recordou também que foi fundador da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, o que o obrigou a estar nesta cidade mais permanentemente.
 
Por sua vez, Rui Moreira, aproveitou a ocasião, para, de forma muito informal, contar algumas peripécias da sua vida estudantil, sobretudo em Londres, onde estudou e viveu.
 
Daniel Freitas, presidente da FAP, mostrou-se feliz pelo “tão desejado sonho do Pólo Zero” se ter, finalmente, concretizado. O líder académico sublinhou que o conceito desenvolvido é bastante mais evoluído e ambicioso do que eram as expectativas iniciais.
 
O local, implantado mesmo no centro da cidade, destina-se ao “convívio, estudo e lazer, promoção de emprego e empreendedorismo e prática do associativismo”, entre outras vertentes, conforme referiu o líder estudantil. O Pólo Zero vai ainda funcionar como espaço de acolhimento a estudantes deslocados ou em regime de mobilidade, através do projeto “Study Porto”, em parceria com a Câmara do Porto. O projeto visa centralizar todas as ofertas de ensino, de alojamento ou outros serviços que possam ser úteis aos estudantes que são de fora do Porto, através de uma plataforma online.
 
Pinterest Google+
Previous post

MOVIJOVEM

Next post

Horário de funcionamento do Pólo Zero