A CIDADE DO PORTOAQUI ENCONTRAS INFORMAÇÕES SOBRE A CIDADE INVICTA E A ZONA ENVOLVENTE AO PÓLO ZERO.
A cidade do Porto vive hoje tempos de recuperação económica e reabilitação. O esforço de reabilitação do Centro Histórico e também dos bairros municipais é bem evidente e tem vindo a transformar a cidade, pese embora o esforço geracional de que ainda necessita. A instalação de empresas da área tecnológica e a dinâmica da academia do Porto, em particular da Universidade do Porto, têm permitido que a cidade diversifique a sua economia e veja o futuro com esperança. A excelente rede de transportes, a rede hospitalar notável que possui, os níveis de segurança que apresenta e a sua dinâmica social e cultural, fazem hoje do Porto uma cidade acolhedora, tanto para pessoas como para empresas, que aproveitam os preços de mercado relativamente baixos quando comparados com outras cidades de média dimensão europeia.
O Turismo veio também impulsionar a cidade e as suas dinâmicas. O Aeroporto do Porto constitui-se hoje como um fator de desenvolvimento importante para a cidade, bem como os cruzeiros e mesmo o turismo que chega por via rodoviária. Esta dinâmica tem assente numa política de criação e promoção de eventos e na promoção da marca internacionalmente. O turismo constitui, por isso, hoje, um fator de forte desenvolvimento económico e criação de empresa, que a Câmara Municipal do Porto tem procurado compatibilizar com as tradições da cidade e das suas gentes.
Em 2014 o Porto foi eleito Melhor Destino Europeu, galardão que tinha já obtido em 2012 e recentemente lançou a corporização gráfica da marca Porto, algo que nunca tinha existido e que servirá como instrumento de promoção nacional e internacional do destino.
O Pólo Zero situa-se numa fração do Passeio dos Clérigos, localizado na freguesia de Vitória, concelho do Porto, Distrito do Porto. Este espaço localiza-se numa das extremidades do Passeio dos Clérigos, entre a Rua Filipe Nery e a Rua Doutor Ferreira da Silva, sendo o seu acesso realizado através da primeira. A forma do espaço é definido por um polígono irregular, com cerca de 520 m2.